Pomar das Formiguinhas – Um jardim colaborativo

13/01/2016, autor: Letícia Fortuna

“Nunca duvide que um pequeno grupo de pessoas conscientes e engajadas possa mudar o mundo. De fato, sempre foi assim que o mundo mudou.” 

Margaret Mead

 

 

Foi um imenso prazer poder mudar um pouquinho do mundo junto com pessoas dispostas a fazer a diferença…assim foi a participação do nosso escritório no projeto “Pomar das Formiguinhas”, uma das atividades do Estágio de Verão do escritório Okha Arquitetura e Design.

A proposta deste projeto foi a revitalização de um Parquinho na  Escola Municipal Prof. Valéria Aparecida de Almeida Vasconcelos, no Residencial em São José dos Campos-SP.

O brincar no parque tem um papel fundamental na formação das crianças, são nas brincadeiras que elas praticam exercícios físicos, desenvolvem relações pessoais e, muitas vezes, é o único momento do dia em que tem contato direto com a natureza, por isso a importância de um espaço saudável, bonito e seguro.

O espaço já contava com brinquedos e uma casinha de boneca que foram pintados com todo carinho por todos que participaram,  além do mural lindo do artista Ronaldo Magalhães Filho,   então a nossa participação foi auxiliar os estagiários a acrescentar verde no espaço.

Para uma mudança a longo prazo e de real impacto no espaço nada melhor do que plantar árvores, foram selecionadas árvores de crescimento rápido e frutíferas, que farão parte das brincadeiras das crianças no futuro próximo, além de proporcionar sombra e beleza ao lugar: Araçá, Grumixama, Guapuruvu, Goiaba, Inga, Canafístula, entre outras.

Além disso flores foram plantadas em pontos estratégicos e uma trepadeira em breve vai cobrir o paredão.

Agora é deixar o tempo fazer sua parte e curtir cada novidade que brotar!

Deixo aqui um agradecimento especial a querida amiga arquiteta Priscila Pereira pelo convite! Também um super obrigada a todos do OKHA e estagiários, aos amigos Lisandra Casagrande e Felipe Santos do escritório Habitat Arquitetura e Paisagem e aos parceiros que foram muito gentis e doaram as mudas usadas no projeto: Carlos da Flora Avancine e Danga do Sítio 3 irmãos.

Comentários (0)

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seu endereço de email não será exibido. Os campos marcados com * são obrigatórios